Embora hábitos gerais existam, características individuais são regras para cada espécie. Em favor dos hábitos de cada espécie o substrato deve ser seriamente pensado e desenvolvido. Textura, coloração, reflexo e luminosidade ou não, podem ser fatores decisivos para aumentar a qualidade de vida de seus exemplares em cativeiro ou até mesmo para o sucesso na reprodução.
Cascalho de rio
Depósito incoerente de material sedimentado; lascas de pedras. Variedades encontradas: Basicamente, tipo pequeno, médio e grande. Seu tamanho tende a ser selecionado, portanto, uniforme.
De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise. A análise granulométrica pode ser realizada por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos, por sedimentação, no caso de solos argilosos, ou pela combinação de ambos os processos. No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, temos a seguinte classificação dos solos de acordo com sua granulometria:
Classificação Diâmetro dos Grãos Argila menor que 0,002 mm Silte entre 0,06 e 0,002 mm Areia entre 2,0 e 0,06 mm Seixo maior que 2,0 mm
O que usar como fundo no seu aquário?
O substrato tem várias funções.
Estética: Efeito visual do aquário.
Fixação: Base para plantas aquáticas.
Nessecidade para os peixes: Reduz o stress por dar idéia de segurança.
"Alguns peixes põem suas ovas em buracos no substrato, enquanto outros enterram-se ou constroem seus esconderijos".
Dolomita
Dolomita
Mineral trigonal, carbonato duplo de cálcio e magnésio. A substituição, nesse mineral, de magnésio por ferro é freqüente e ilimitada, chegando ao término, Ferrodolomita - CaFe(CO3)2. Variedades, em regra, poderemos encontrar basicamente, fina, média e grossa. Colorações, brancas, beges, rosas, cinzas, verdes, marrons ou pretas em concordância à minerais, compostos que, com esse, combinam-se, associam-se (por exemplo, calcita, fluorita, enxofre, quartzo, ouro, barita). De fácil limpeza e preços razoavelmente acessíveis.
Tipos
Neutros: Que não alcalinizam, acidificam ou endurecem a água. (Areia, de construção, de rio, de filtro de piscina, cascalho de rio).
Alcalinos e Endurecedores: Elementos tendentes a alcalinizar e endurecer a água. (Aragonita, aragonita coralina, dolomita, calcita, mármore, halimeda, conchas, corais mortos, cascalho mineiro, granito).
Acidificantes: Os elementos que acidificam a água geralmente são de composição orgânica. (Troncos desidratados).
Tonalidades
Substratos em tons escurecidos dão a impressão de que o aquário é menor que seu tamanho real. Mas são ótimos para destacar peças estruturais e exemplares detentores de colorações claras e/ou luminosas e seus respectivos detalhes. Substratos em tonalidades claras oferecem luminosidade, destaque, noções dimensionais e amplitude. Ótimos para realçar peças decorativas e exemplares de colorações escurecidas.
"Areia de Sílica"
Areia de filtro de piscina.
Areia comum de rio
Areias
Tais substratos tendem a compactar-se, ocasionando uma reduzida circulação de água. Diminuindo drasticamente a formação biológica aeróbica benéfica.. Sugeriria “acarpetados” por volta de até uns Sifonar esse tipo de substrato não é difícil, porém é trabalhos, exige um pouco mais de atenção. Os exemplares pertencentes à família Cichlidae, oriunda dos “Rift Lakes” africanos, detentores de hábitos arquitetônicos, com comportamentos de pastagens, catadas alimentares, parecem apreciar e divertirem-se e muito com esse substrato. Areia de construção Trata-se de um material dos mais acessíveis quanto a custos. Composição: Grãos incoerentes de minerais, no caso, detentores de propriedades que não interferirão quanto a durezas e/ou pH da água. Areia de filtro de piscina: De facilima limpeza! Esta se trata, exclusivamente, das de grãos selecionados de quartzo (também conhecidos como “Areia de Sílica”).
Aragonita
Mineral ortorrômbico, Carbonato de cálcio, dimorfo com a calcita. Cores douradas, amareladas, amarronzadas, brancas, acinzentadas, prateadas) em concordância a minerais, compostos que, com esse, combinam-se, associam-se (por exemplo, enxofre, galena, filipsita, siderita, chumbo, calcita, fluorita, etc).
Calcita
Mineral trigonal, Carbonato de cálcio. Coloração branca, amarela, vermelha, laranja, azul, verde, marrom, cinza e preta em concordância à minerais como quartzo, galena, siderita, fluorita, dolomita, barita, pirita. De fácil limpeza, mas de preço elevado.
Substrato para Aquários de Ciclhídeos Africanos:
O cascalho correto é de vital importância para um bom desenvolvimento do habitat. É ele que tampona o pH num aquário de água doce. O que significa tamponar? O cascalho irá manter naturalmente o seu pH alcalino por tempo indeterminado sem a adição de química ou trocas de água. E é muito importante que o seu pH não saia desta faixa alta 7,8 - 8,6. Manter cinco cm de altura de cascalho para uma boa qualidade da água. Alguns tipos de cascalhos indicado para Ciclhídeos Africanos Dolomita: Cascalho conhecido por todos, possui características alcalinizantes e preço baixo, mas não é recomendável. Desvantagem: perde com o tempo a sua força alcalinizante e altera pouco a dureza da água. Halimeda: Cascalho normalmente usado em aquário de corais possui todos os elementos bioquímicos recomendados para este aquário. Possui a vantagem de ser nacional e ter um custo mais reduzido. Consegue manter uma dureza alta e um pH excelente. Cascalho de conchas: Muito comum no passado para aquários marinhos é recomendável para ciclhídeos, mas não se dissolve com o tempo perdendo o poder de tamponamento que a halimeda possue.