Importante!

Embora hábitos gerais existam, características individuais são regras para cada espécie.
Em favor dos hábitos de cada espécie o substrato deve ser seriamente pensado e desenvolvido.
Textura, coloração, reflexo e luminosidade ou não, podem ser fatores decisivos para aumentar a qualidade de vida de seus exemplares em cativeiro ou até mesmo para o sucesso na reprodução.

Halimeda


Corresponde a pedaços e fragmentos calcários de algas marinhas.
De difícil limpeza, pois retém muito material orgânico.
Excelente para aquários de água salgada e para os cichidios americanos.
No Brasil, a análise dos depósitos de carbonatos, de origem algal, demonstrara que os bancos de nódulos calcários compostos primariamente são por carbonatos de cálcio e magnésio, sendo que o teor de cálcio, calculado como Ca2+, variável é entre 25-33%, e que o de magnésio, calculado como Mg2+, variável é entre 1,7-3,3%. O material algal é composto em sua maior parte por cristais de cálcio sob a forma de calcita.

Granulometria:

De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões.
A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.
A análise granulométrica pode ser realizada por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos, por sedimentação, no caso de solos argilosos, ou pela combinação de ambos os processos.
No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, temos a seguinte classificação dos solos de acordo com sua granulometria:

Classificação Diâmetro dos Grãos
Argila menor que 0,002 mm
Silte entre 0,06 e 0,002 mm
Areia entre 2,0 e 0,06 mm
Seixo maior que 2,0 mm